sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Chamada para Simpósio Temático: FAZENDO GÊNERO

Coordenadoras/es:
LANA LAGE DA GAMA LIMA (Doutor(a) - Universidade Estadual do Norte Fluminenese Darcy Ribeiro), MARIA BEATRIZ NADER (Pós Doutor(a) - Universidade Federal do Espírito Santo)
Coordenadoras/es: LANA LAGE DA GAMA LIMA (Doutor(a) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), MARIA BEATRIZ NADER (Pós Doutor(a) - Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo: Desde 2006, temos reunido em nosso ST trabalhos com foco no combate à violência contra a mulher, particularmente as formas institucionais e públicas de administração desses conflitos ocorridas no âmbito da Polícia, da Justiça e da Rede de Atendimento à Mulher. Temos ainda privilegiado abordagens que articulem as práticas cotidianas encontradas nas instituições estudadas com diferentes representações sociais de gênero, focalizando, inclusive, os conflitos entre essas representações e seus efeitos para o tratamento dado às mulheres em situação de violência.
Em 2012, acompanhando a proposta geral do seminário - Desafios Atuais dos Feminismos –, pretendemos receber trabalhos que focalizem as conquistas feministas no combate à violência de gênero, particularmente no que se refere à aplicação da Lei Maria da Penha. Privilegiaremos pesquisas que enfoquem o atendimento policial, com destaque para as delegacias especializadas; o atendimento jurídico, sobretudo nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e o atendimento prestado nas instituições públicas da Rede Atendimento à Mulher, analisando seus princípios norteadores, normas, práticas e representações em jogo.
 
Pretendemos, assim, é reunir uma amostragem significativa das formas como o Estado brasileiro tem atuado, na prática, no combate à violência contra a mulher, sem deixar de lado os conflitos, dificuldades e problemas que têm permeado o inegável avanço de nosso país nesse campo. Considerando que as políticas públicas de gênero têm constituído respostas às demandas feministas, interessa-nos também focalizar o processo histórico das relações entre o feminismo e o Estado, na obtenção dessas ações. Acreditamos que a reunião desses trabalhos e o debate entre os pesquisadores proporcionados pelo ST contribuirão para avaliar os sucessos alcançados no combate à violência contra a mulher, mas também identificar os conflitos de interesses, as controvérsias, as dificuldade e as resistências, de modo a produzir um conhecimento capaz de dar subsídios para aperfeiçoar, elaborar e implantar políticas públicas mais eficazes, visando diminuir a desigualdade de direitos entre homens e mulheres.


Para se inscrever em nosso Informe pedimos que acesse o sitehttp://www.fazendogenero.ufsc.br/10/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do Blog do Neev é moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do blog.