quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Aconteceu em Agosto


O NEEV participou da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) com dois trabalhos e três pesquisadores associados. Artur Dalla Cypreste (Doutorando/PPGSP/UENF) e Bernardo Berbet Molina (Mestrando/PPGSP/UENF) apresentaram o trabalho intitulado, “A Política Nacional de Drogas e a Prática Judicial: Apontamentos Preliminares de Pesquisa”, o graduando Leonardo Vieira Silva, apresentou o trabalho intitulado, “O silêncio sobre a intolerância religiosa: Conflitos religiosos na percepção do “povo de santo” no interior do Rio de Janeiro”, concorrendo ao Prêmio Claude Lévi-Strauss, na modalidade pôster (foto).
A 29ª Reunião Brasileira de Antropologia ocorreu entre os dias 03 e 06 de Agosto aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e contou com a participação de aproximadamente 4.000 antropólogos e pesquisadores das áreas das Ciências Humanas sendo muito importante para o dialogo dos trabalhos do NEEV/UENF, com outros pesquisadores de diversas regiões do Brasil e de Instituições internacionais.





No último dia 13 de Agosto, aconteceu um encontro entre a coordenadora do NEEV, Profª Drª Lana Lage e os membros do Programa de Apoio à Igualdade Racial/SMFAS da cidade de Campos dos Goytacazes. Nele foram abordados temas como o Plano Municipal de Igualdade Racial, as pesquisas que o NEEV vem desenvolvendo ao longo de quatro anos sobre a intolerância religiosa, particularmente os conflitos entre o Neopentecostalismo e as Religiões Afro-brasileiras na cidade, e o I Fórum Municipal de religiosidade de matrizes africanas e afro-brasileira, que acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Teatro de Bolso, como fruto da parceria entre o PAIR/SMFAS e o NEEV/UENF.  Nesse encontro foi ressaltada a importância do diálogo entre a esfera pública municipal e a Universidade, enfatizada por Darcy Ribeiro na criação da UENF (foto ao lado) “Nossas pesquisas sempre tiveram como principal foco o retorno à sociedade, pois entendemos que nossos trabalhos devem extrapolar esfera acadêmica”, afirmou a coordenadora. Como fruto deste encontro se estabeleceu alguns detalhes sobre o fórum e uma parceria efetiva entre o NEEV e o Programa de Apoio à Igualdade Racial.




Os contatos com adeptos das religiões afro-brasileiras para promoção do Fórum foram iniciados nesse mesmo dia em reunião com integrantes do Programa de Apoio à Igualdade Racial/SMFAS de Campos dos Goytacazes, com vistas no engajamento coletivo no enfrentamento à intolerância religiosa e na defesa de seus direitos de cidadania. O primeiro encontro foi realizado na casa da Yalorixá Cristina D’Oyá e contando com a participação, entre outros, do Babalorixá Flávio de Oxóssi e do Baba Jota Awofa Ifajáná Ajagajigí, do Babalorixá Lêo D'Oxóssi e Axogum Claudio Elias. Essa foi a primeira das reuniões com intuito de levar ao conhecimento das comunidades de terreiro informações sobre o Plano Municipal de Igualdade Racial e sobre o I  Fórum Municipal de religiosidade de matrizes africanas e afro-brasileira.


No mesmo dia 13 de agosto, a Profª Drª Lana Lage, Coordenadora do NEEV/UENF participou, na Universidade Candido Mendes, da Mesa-Redonda Memória, História e Verdade, que integrou o I Simpósio: Ditaduras Militares na América do Sul. A mesa foi composta também pelo Dr. Wadih Damous (Ex-Presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro) e o pelo Prof. Raphael Peres, que mediou os debates.




Entre os dias 25 a 28 de agosto de 2014 ocorreu na USP o XII Graduação em Campo – Seminário de Antropologia Urbana. Estiveram presentes dois graduandos do curso de Ciências Sociais/UENF, também pesquisadores do NEEV/UENF, apresentando o trabalhado Conflitos religiosos na percepção do “povo de santo” em Campos dos Goytacazes. O debate foi enriquecedor para os pesquisadores, que puderam verificar que o objeto de suas pesquisas tem relevância reconhecida nos meios acadêmicos, em diversas instituições do Brasil e da América Latina.


No dia 27 de agosto a Profª Drª Lana Lage participou de uma reunião promovida pela ONG artigo 19 com o objetivo de debater o acesso à informação sobre as políticas públicas de combate à violência contra a mulher, tendo como base uma pesquisa desenvolvida pela consultora Wânia Pasinato. Da reunião participaram também representantes do Instituto Patrícia Galvão, da ONG Criola, do Geledés - Instituto da Mulher Negra, da ONG Themis: Gênero, Justiça e Direitos Humanos, entre outros. Foi elaborada uma pauta de ações com vistas à ampliar o acesso público às informações sobre pesquisas e sobre políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher.


Em agosto, a Profª Drª Lana Lage participou das seguintes bancas:
No dia 11, qualificação de Mestrado de Denise Truguilho Rigonatti “Ainda choram Marias e Clarices: mulheres que participaram da resistência à Ditadura Militar no Brasil”


No dia 29, banca de exame de Mestrado de Roseana Rodrigues de Almeida “Quem foi que falou em igualdade? Controvérsias em torno dos usos e significados da categoria intolerância religiosa entre os membros do conselho municipal de defesa dos direitos do negro da cidade do Rio de Janeiro (Comdedine-Rio) ” defendida no Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFF (Niterói)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do Blog do Neev é moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do blog.