domingo, 17 de abril de 2016

Mapeamento das Religiões Afro-brasileiras em Campos dos Goytacazes

O projeto As religiões afro-brasileiras em Campos dos Goytacazes: a preservação do patrimônio cultural imaterial e a visibilidade da discriminação integrou a linha de pesquisa Segurança Pública e Criminalidade, que vem sendo desenvolvida no Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência –NEEV, de forma articulada à linha de pesquisa Segurança Pública, Exclusão Social, Violência e Administração Institucional de Conflitos do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da UENF. Sediado nas dependências do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado - LESCE, o NEEV reúne pesquisadores (professores, técnicos e estudantes) da UENF e de outras universidades, e está, ainda, vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia–Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos–INCT/InEAC, com sede na Universidade Federal Fluminense –UFF.

Tendo como objetivo o levantamento e mapeamento das casas de umbanda e candomblé da cidade de Campos dos Goytacazes, o projeto procurou contribuir para a preservação e visibilidade desse patrimônio cultural imaterial brasileiro e estimular, sobretudo entre seus adeptos, a reflexão crítica sobre as situações de intolerância e discriminação,motivadas pela inserção cultural e opção religiosa dessa população,de modo a servir de embasamento para a realização de ações coletivas,visando garantir seu direito à liberdade de culto, consignado constitucionalmente.

A pesquisa foi desenvolvida por meio de visitas às casas de santo e entrevistas semi-estruturadas com seus líderes e adeptos, realizadas entre os anos de 2013 e 2016. Ao longo desses três anos foi possível conquistar a confiança do público-alvo, que, num primeiro momento, havia se mostrado refratário à participação no projeto, o que é compreensível, tratando-se de grupos religiosos historicamente perseguidos no Brasil.

O catálogo em anexo As Religiões Afro-brasileiras em Campos dos Goytacazes: preservar, dar visibilidade e combater a discriminação apresenta dados sobre as 75 casas levantadas, mapeadas e pesquisadas, com análises das informações coletadas sobre a vivência da discriminação racial e religiosa na região. Esse conhecimento sobre a realidade das religiões afro-brasileiras, divulgado para o público-alvo, serviu de estímulo para que as comunidades tradicionais de terreiro se organizassem como movimento social e pleiteassem, junto às instâncias públicas, acesso a direitos. Serviu também para embasar ações do poder público no sentido de garantir esses direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do Blog do Neev é moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do blog.